FICHAMENTO FLW
“O conceito de espaço orgânico inspira toda a obra de Wright”. (p. 235)
A tentativa do arquiteto que se identifica com a arquitetura orgânica é buscar na sua forma a expressão, o movimento, o dinamismo na composição dos espaços e a preocupação com o homem e suas exigências individuais.
“O cidadão verdadeiramente “urbanizado” torna-se um vendedor de ideias rentáveis, um viajante que explora as fraquezas humanas especulando as ideias e invenções dos outros, um parasita do espírito”. (p. 236)
Segundo o autor, nenhum outro arquiteto seria capaz de criar nada além de máquinas, Frank Lloyd Wright era o único que pensava que não era porque o mundo estava vivendo a era das máquinas que suas casas deveriam parecer máquinas artificiais e sem alma.
“Examinar o plano de uma grande cidade é como examinar algo parecido ao corte de um tecido canceroso”. (p. 238)
É extremamente delicado lidar com o planejamento de uma cidade por conta da economia que a envolve (rever)
“O homem verdadeiramente livre deve, essencialmente, fazer o que deseja e no momento em que deseja”. (p. 241)
Um espirito livre não deve ser encurralado por máquinas e nem ser preso ao trabalho, ele deve satisfazer seus prazeres internos deixando de lado a ganância por bens materiais.
“Não haveria duas casas, dois jardins, duas propriedades (de um a dois, ou três, ou dez acres ou mais), duas granjas, duas fábricas, dois mercados que se parecessem”. (p. 242)
Cada lugar continha sua essência, características únicas capazes de distinguir uns dos outros. Em Broadacre o homem teria tudo o que precisava de forma simples e honesta e não precisaria de nada que não continha ali. A beleza da paisagem seria um elemento da arquitetura, o que gerava uma unidade dentro de uma grande variedade.
(4) comentários
Segundo Choay, Frank Lloyd Wright acreditava que a casa deveria atender às necessidades das pessoas e do meio em que viviam como se fosse um organismo vivo. Cada indivíduo deve ter uma casa própria e ela