resenha
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista.1848.
O manifesto do partido comunista foi escrito pelos teóricos Karl Marx e Friedrich Engels que criaram o marxismo e é nesta obra que foram estabelecidas as bases da doutrina comunista. Os autores defendiam a queda da burguesia, a soberania do proletariado, a dissolução da antiga sociedade burguesa e a fundação de uma nova sociedade sem “classes” e sem “propriedade privada”. Esse manifesto é uma análise da luta de classes e um pedido de “união” entre os operários do mundo. Este texto teve sua primeira versão publicada em alemão em 1848, somente depois foi traduzido para outros idiomas.
A obra inicia com uma curta introdução que faz referência a disseminação da corrente comunista onde Marx e Engels fazem as seguintes conclusões: “O comunismo já é considerado uma força por toda as potências da Europa e que já é tempo dos comunistas publicarem abertamente , diante de todo o mundo, suas ideias, seus fins, suas tendências , opondo à lenda do comunismo um manifesto do próprio partido.”
O restante das ideias dos autores são apresentadas em quatro capítulos:
O capítulo 1 faz referência aos burgueses e proletários resgatando a histórica luta entre essas classes, onde Engels define a burguesia como sendo a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social que empregam o trabalho assalariado” e por proletariado, a “classe de assalariados modernos que não tendo meios próprios de produção , são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviverem.”
Desde a Antiguidade a sociedade já se encontrava dividida em classes diferentes, entre opressores e oprimidos e a sociedade burguesa surge das ruinas da sociedade feudal da Idade Média.
Essa burguesia será responsável por longo desenvolvimento, pelas revoluções nos modos de produção resultando em progresso político e burguesia esta que surgiu