TMM Protocolo Ensaio Dureza Brinell

1058 palavras 5 páginas
Experimento: Ensaio de dureza Brinell

1. Título

Ensaio de dureza Brinell

2. Objetivos

Avaliar a dureza de diferentes tipos de ligas metálicas, fornecendo dados quantitativos das características de resistência a deformação permanente. Permitindo aos alunos o conhecimento prático aliado a teoria apresentada na sala de aula das propriedades mecânicas dos materiais.

3. Fundamentação Teórica

Consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço, de diâmetro D, sobre a superfície plana, polida e limpa de um metal através de uma força “P”, durante um tempo, “t”. Essa compressão provocará uma impressão permanente no metal, com o formato de uma calota esférica, tendo um diâmetro, d, o qual é medido por intermédio de um micrômetro óptico (microscópio ou lupa graduados), depois de removida a carga. O valor do diâmetro “d” deve ser tomado como a média de duas leituras feitas a 90 graus uma da outra. A dureza Brinell obtida pela relação entre a força aplicada (P) e a área da calota esférica impressa no material é dada por:

Onde:
HB - corresponde a Dureza Brinell (Kgf/mm2);
P - carga (Kgf);
D - Diâmetro da esfera de aço – endentador (mm); d - Diâmetro da calota esférica endentada (mm).
As normas que estabelece os parâmetros a serem seguidos nos ensaios são ASTM - Standard Test Method for Brinell Hardness of Metallic Materials e ABNT NBR NM ISO 6506-3:2010 (Materiais metálicos – Ensaio de dureza Brinell).

4. Materiais necessários

Corpo de prova: nas dimensões 10x30x30 mm em aço, cobre e latão;
Paquímetro com resolução de 0,05 mm para as medidas das impressões;
Equipamento de ensaio: Universal de Teste;
Bancada.
5. Procedimentos

Ensaio será realizado no laboratório de mecânica da UNIJORGE, que é equipado com um Equipamento Universal Teste, no qual será realizado o ensaio de dureza. Algumas orientações devem ser seguidas:

A superfície a ser medida deve permitir a inscrição de uma circunferência de raio mínimo igual a 5 vezes o diâmetro da esfera

Relacionados