O papel do trabalho na vida do homem
Durante toda a história, o trabalho exerceu papel fundamental na vida do homem, transformando-o e transformando também o meio em que ele vivia, mudando a natureza, as condições climáticas, sua forma de organização, suas relações, pensamentos e toda a sociedade.
Na leitura do manuscrito de Engels, que fala sobre o papel do Trabalho na Transformação do Homem em macaco, percebe-se que houve uma evolução da espécie humana, justamente devida ao trabalho, pois na sua espécie mais primata, o macaco antropomorfo, que vivia em árvores, utilizava-se de suas mãos justamente para conseguir subir nas árvores, atribuindo a estas, um papel diferente do desempenhado pelos pés, fazendo com que com o passar dos tempos esse gênero animalesco se tornasse cada vez mais ereto e iniciasse a transformação do macaco em homem.
Além de realizar atividades comuns com as mãos como comer ou subir em árvores, esses macacos também edificavam nas árvores seus ninhos e ainda construíam uma espécie de telhado sobre essas árvores para se protegerem das ações climáticas, o que já caracterizava uma forma de trabalho animal.
O tempo passou, esses primatas foram pouco a pouco modificando seu corpo, seus órgãos e seus modos, até constituírem as primeiras espécies do que se poderia chamar de humanos, que assim como os animais, eram andarilhos, viviam em bandos, não tinham vestimentas e migravam de um lugar ao outro em busca de alimento e um clima propício para sobreviverem. Mas quando os recursos da região onde se encontravam findavam, eles partiam novamente buscando outro lugar que garantisse a sua subsistência.
Eram realmente como animais, não tinham um linguajar distinto como hoje e se comunicavam por sons, até por que seus aparelhos vocais ainda estavam em transformação e seriam precisos mais alguns vários anos para que conseguissem falar de forma ordenada. Eram promíscuos e