Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres.
CASO
“Uma denúncia chegou ao Conselho Tutelar de que uma criança de 09 anos de idade estava sendo agredida violentamente por sua mãe adotiva, chegando a ficar horas amarrada ao relento, no frio e com fome. A polícia Militar compareceu ao local e, ao ser recebida pela suposta agressora, a mesma afirmou ser tudo mentira e que os vizinhos e uma Conselheira Tutelar estavam inventando esta história por não se relacionarem bem com ela e usam a criança para tentar atingi-la”.
Diante deste fato, qual seria o procedimento do Serviço Social para encaminhar o caso?
Dos instrumentos da Comunicação Oral qual (is) você utilizaria nesta intervenção e em seguida escolha dois dos instrumentos da Comunicação escrita para encaminhar o caso, sendo que, um deles deverá ser o Estudo Social ou Laudo Social (obrigatoriamente) e o outro poderão escolher entre os 05 tipos de relatório.
1) Quanto ao uso da linguagem como podemos avaliar suas variadas formas?
R: Segundo a autora Selma Marques Magalhães “há uma heterogeneidade de linguagens, as quais apresentam variações e complexidades diferenciadas, conforme as particularidades do contexto no qual vão se processando as interações sociais”.
Há uma pluralidade no uso das palavras, que de acordo com o contexto no qual são pronunciadas ou com o lugar/região onde ocorre a comunicação, elas adquirem significados próprios e distintos, como por exemplo, o português falado no Brasil, é diferente do falado em Portugal ou Angola. A linguagem adquire características próprias do local onde é falada, veja só, no Brasil a utilização da palavra “bicha” é considerada um termo pejorativo e ofensivo, mas em Portugal, a utilização de tal palavra serve para designar uma fila.
As regiões de um país também terão suas próprias expressões e linguagens, que para outras pessoas que não se inserem naquele contexto, parecerão sem nexo.