O Papel das Mulheres antes e depois do 25 de Abril
Introdução
Este trabalho foi-nos solicitado no âmbito da disciplina de Área de Integração, no Módulo 6 do Tema-Problema: Construção da Democracia, onde iremos abordar o Papel das Mulheres Antes e
Depois do 25 de Abril como tema de trabalho.
Apesar de hoje, nós mulheres termos muitos direitos, sabemos e temos consciência que antes não era assim, por isso o nosso grupo escolheu este tema, pois houve muita alteração na vida da mulher e nós queremos esmiuçar esse assunto.
3
O Papel das Mulheres Antes e Depois do 25 de Abril
O Movimento Feminista
No começo do séc. XX, as mulheres ainda não gozavam de direitos civis fundamentais, nem de quaisquer direitos políticos. Considerava-se que a mulher era incapaz de assumir responsabilidades, devendo estar sujeita à tutela do chefe de família, fosse ele o pai, marido ou até mesmo irmão. Era educada para ser a “ fada do lar”, para cuidar da lida doméstica.
A sujeição familiar da mulher no séc. XX
A mulher estava sujeita ao marido, não tendo o direito de dispor do seu tempo, nem das suas opiniões, nem do seu dinheiro.
O resultado dessa sujeição era as mulheres ficarem totalmente incapazes de tratarem das realidades da vida. Abandonavam a direcção dos negócios do marido, nada compreendiam e chegavam a não ser capazes de apanhar sozinhas o comboio.
Trabalho feminino no inicio do séc. XX
4
O Papel das Mulheres Antes e Depois do 25 de Abril
Os 30 anos de Democracia na vida das Mulheres
Desenvolvimento é o processo de evolução multidimensional das sociedades; meio para atingir a melhoria continua das condições de vida das populações.
O reconhecimento constitucional da existência das mulheres com iguais direitos aos dos homens constituiu um importante contributo para a alteração da condição feminina em Portugal e para o desenvolvimento da sociedade portuguesa.
Aquele pensamento ou ideia construído para justificar a presença da mulher