Historia
Catarina Fernandes
Curso: Gestão Internacional
Disciplina: MTI
Índice:
1- Como era Portugal antes da Revolução 2- A revolução de 25 de Abril de 1974 3- O que mudou após a Revolução 4- Portugal nos dias de hoje 5- Glossário 6- Bibliografia
1- Como era Portugal antes da Revolução
Vivíamos então num regime Fascista, uma Ditadura. O povo vivia até então em opressão, 40% da população era analfabeta, a rede de escolas não cobria todo o país, dispunham de poucas condições como refeitórios e ginásios para aulas de educação física, apenas disponível em poucas cidades.
Foi o fim da clandestinidade daqueles que não aceitavam o regime, da guerra colonial e do isolamento internacional.
Enquanto nos países europeus depois da 2ª guerra floresceram novas indústrias, comércio, serviços, apoios estatais à educação, saúde e condições de vida para as suas populações, por cá, o país estagnou com o regime fascista, a discrepância na sociedade entre ricos e pobres era abismal.
Os ricos senhores de grandes rendimentos de terras, casas e fábricas, exploravam a mão-de-obra muito barata, pagavam salários muito baixos, um dia de jornada de um sapateiro que se deslocava à casa do senhor era pago com uma broa (pão de mistura de trigo e milho). Havia escalões de jorna (salário) diferenciados para homens e mulheres, incrível que ainda hoje existe essa diferenciação nos trabalhos mais precários na vida rural e fábricas. Esses mesmos senhores com nome de família, fomentavam o abuso de mulheres, e elas para sobreviver, sujeitavam-se à devassidão. Por todo o Portugal nasceram muitos filhos “incógnitos”, uma verdade reposta com o 25 de Abril, cada nascimento obriga a paternidade, em alguns casos recorre-se a exames de ADN.
As famílias geralmente numerosas, levavam uma vida muito difícil, havia muita pobreza e fome, os pais viam nas crianças uma ajuda nas tarefas da lavoura, muitas não