25 DE ABRIL
Trabalho de História
Andrei Balcan Nº5 9ºF
Mudanças após o 25 de Abril
25 de Abril trouxe o direito a férias, mas que nem todos as podem gozar
- Com a revolução os portugueses passaram a ter férias e o subsidio respectivo. Com esta conquista cresceu o chamado turismo popular. Apesar deste direito há ainda passados 40 anos quem nunca tenha tido um mês de descanso.
Desigualdade entre homens e mulheres antes do 25 de Abril - Ser homem ou mulher antes do 25 de Abril significava ter direitos e obrigações bem diferentes. Igualdade entre os sexos era algo impensável antes da Revolução. As diferenças começavam nos salários e chegavam até às autorizações para casar.
25 de Abril trouxe profundas alterações no comércio
As pequenas lojas de bairro sofreram e muito com o aparecimento das grandes superfícies. O fiado foi substituído pelos cartões e pelas promoções. Já os supermercados trouxeram maior quantidade e variedade de produtos.
Muitos livros e escritores foram proibidos antes do 25 de Abril - Muitos foram os livros que a PIDE/DGS proibiu em Portugal, antes da Revolução de Abril. No país de um Prémio Nobel da Literatura, os escritores tiveram um papel decisivo ao retratar a sociedade portuguesa e a denunciar as dificuldades dos portugueses. Antes e depois de Abril, os livros continuam a ser o espelho da Liberdade.
Uma Revolução nos Transportes
- Os polícias sinaleiros já foram às centenas, mas estão quase a desaparecer. Agora, 40 anos depois de Abril, já só existem dois em Lisboa. A RTP convida-o a fazer uma viagem no tempo pelo sistema de transportes de Portugal ao longo de quatro décadas.
A Pesca continua dura e incerta apesar dos progressos em 40 anos
- A pesca em Portugal mudou radicalmente ao longo dos 40 anos de democracia. As embarcações ganharam tecnologia, mais segurança e melhores condições de trabalho. Apesar disso, a incerteza e o perigo do mar nunca abandonaram a vida dos pescadores portugueses, que continua a ser das mais