Projeto
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS
ECONOMIA DE RECURSOS HUMANOS E DE EMPREGO
“Género”e Discriminação
Emancipação Feminina
RESUMO DO PROJETO
A Emancipação da Mulher é um tema muito complexo que tem vindo a ser muito debatido durante as últimas décadas.
Iniciarei o meu trabalho, com uma breve introdução sobre o que são os Direitos Humanos e a Emancipação da Mulher, relacionada com a Justiça Social e a Cidadania.
Este trabalho pretende estudar o papel da mulher na sociedade, como ela era vista antigamente e como é vista hoje em dia, os direitos da mulher e a discriminação a que esta é sujeita, que estatuto ela representa e de que forma ela é importante no mundo contemporâneo.
A importância da influência que os fatores económicos e sociais têm na vida das mulheres, refletir sobre se a mulher foi feita para procriar e cuidar ou se foi feita para se tornar ativa, independente, tendo os mesmos direitos que os homens e o mesmo sentido de oportunidades. Para explicar esse facto, falaremos das Três fases da Emancipação Feminina, explicando cada uma delas.
Portugal sofreu uma transformação notável nas últimas três décadas. Mesmo antes da revolução de 1974, mas principalmente depois dela, a modernização do país tem sido profunda e incrivelmente veloz, daí ser abordada a posição da mulher na sociedade Portuguesa, antes e pós o 25 de Abril.
A rápida evolução no desenvolvimento social, na economia e nos níveis de democracia do nosso País, levou-nos a um dos fenómenos mais determinantes, que foi a entrada das mulheres em larga escala no mercado de trabalho em Portugal, alterando em definitivo o papel tradicional da mulher e da condição feminina.
ÍNDICE:
1. Introdução
2. Enquadramento histórico do tema
3. Em Portugal [do Estado Novo ao Portugal de Abril…]
4. Evolução da participação feminina no Mercado de Trabalho em Portugal
5. Análise Teórico-Empírica
6. Conclusão
7. Bibliografia