Introdu o tcc
Esse trabalho procurará tratar da contabilidade do Terceiro Setor com foco nas Isenções e Imunidade das organizações.
Primeiramente o tema foi escolhido por existir uma curiosidade quanto ao funcionamento da contabilidade quando se trata de entidades sem fins lucrativos.
Os objetivos foram compreender melhor os aspectos contábeis, isenções e imunidade no terceiro setor, uma vez que este assunto é pouco abordado nos centros acadêmicos.
O terceiro setor é formado por entidades, que visa o bem estar social. Proporcionam à sociedade a melhoria na qualidade de vida, atendimento médico, eventos culturais, campanhas educacionais, entre tantas outras atividades.
A elaboração desde trabalho pode ser útil para professores, alunos, profissionais do mercado e às pessoas que se interessarem pelo tema.
O Terceiro Setor é aquele que congrega as Organizações que embora prestem Serviços públicos, produzem e comercializem bens e serviços, não são estatais, nem visam o lucro financeiro com os empreendimentos efetivados.
“As organizações que compõem o Terceiro Setor evidentemente não são novas. (...) Nova é a forma de olhá-las como componente de um ‘setor’ que pleiteia igualdade em relação ao Estado e ao Mercado.” (FALCONER, 1999 p.55). A partir destas constatações e estando atentos às ações sociais, de atores que não fazem parte da dicotomia conhecida (Estado e Entidades Privadas), reconhece-se o Terceiro Setor muito presente em nossa história.
Na verdade, o Terceiro Setor traz consigo uma vasta e significativa bagagem que auxilia a compreender o seu surgimento, enquanto peça de grande importância na mobilização e conscientização voltadas para a melhoria da vida comunitária. É válido destacar, que o Terceiro Setor, no Brasil, vem acompanhando os passos da história política, econômica e social. A princípio com passos lentos, com prestações de serviços assistencialistas religiosos, e até os dias de hoje com o despertar de uma sociedade que aos poucos está descobrindo o