INTRODU O TCC
A inflamação sinaliza a resposta do organismo contra uma infecção ou lesão dos tecidos, apresentando algumas manifestação clinicas como calor, rubor, dor, edema e prejuizo funcional, com o objetivo de destruir os agentes agressores que faz parte do sistema imunológico. No processo de inflamação, para a resolução dos processos inflamatorios, o organismo ativa alguns sistemas como o complemento, bioquimico e da coagulação, quando a infecção ou uma lesão de um órgão, são liberadas substâncias no organismo, como a histamina que está relacionada com o mecanismo de formação de edema inflamatorio. Esta substância aumenta a permeabilidade dos vasos sanguíneos e também quimiotaxia, que é um processo químico pelo o qual as células do sangue como neutrofilos e macrofagos são atraidos para o local da lesão.
A Matricaria recutita L., planta de origem Europeia conhecida populamente como camomila, também confundida com a Anthemis nobilis também chamada de camomila romana é uma erva utilizada pela a medicina popular, devido os seus efeitos antiinflamatório, antiúlcera gástrica e antiespasmódica, por meio do conhecimento adquirido devido experiências ou tradições populares de uma região. O responsavel pelo o efeito antiinflamatorio se faz através da presença do camazuleno e a-bisabolol, mas o camazuleno possui um efeito terapêutico maior, pois é responsavél pelo o bloqueio da enzima ciclo-oxigenase na biossintese da prostaglandina, no processo de infusão só permanecerá a a-bisabolol como o principal principio ativo promovendo a atividade antiinflamatoria.
Os farmacos fitoterapicos pode parecer inofencivos, como qualquer outro medicamento, apresentam reações adversas, para a utilização de plantas medicinais, se faz necessario um conhecimento atráves de dados ciêntificos e orientação de profissionais de saúde para esclarecer os verdadeiros efeitos terapêuticos e minimizando os risco causados por essas plantas. Na Matricaria recutita L. foi evidenciados alguns