Introdu O TCC
O Kit GNV 5º Geração, é um novo sistema de injeção seqüencial para GNV, este sistema utiliza dos mesmos critérios de injeção original do veiculo, ele se diferencia dos demais sistemas, porque tem utilização de bicos injetores, filtro de combustível, central de comando que controla tudo eletronicamente para ter uma mistura estequiométrica, ou seja, a mistura ideal de ar mais combustível, propiciando menor consumo, maior performance e menor emissão de poluentes, atingindo os parâmetros ideais de queima para o GNV.
Por este dispositivo ter certo custo, e requerer manutenção, instalação específica, a ETEC Martin Luther King está a frente na adoção desta tecnologia propiciando um conhecimento mais amplo para os alunos.
O Gás Natural Veicular (GNV), é um combustível gasoso cujas propriedades químicas o qualificam como um substituto de combustíveis tradicionais, como a gasolina e álcool hidratado, utilizados em motores que funcionam através da ignição por centelhamento (motores com ciclo Otto ou motores de dois tempos). O GNV também pode ser usado em veículos movidos a óleo diesel, quer na forma combinada, que utiliza tanto o diesel quanto o gás, ou substituindo o antigo motor movido a diesel por outro movido apenas a gás.
No Brasil o consumo do GNV vem tendo um desempenho muito positivo e crescente. Ele foi liberado para veículos de passeio somente a partir de 1997. As vendas do combustível vêm crescendo. Em 2003 atingiram 1,3 bilhão de m 3 , sendo que para 2004 estima-se um consumo de 1,5 bilhão de m 3 . O GNV responde atualmente por 7 % do consumo de combustíveis no país e a rede de distribuição já abrange 15 estados e 110 municípios. O Estado do Rio de Janeiro apresenta a maior frota do país, com 265 mil veículos a gás, representando 11,2% do total do estado. São Paulo detém somente 2,1% da frota utilizando gás natural, percentual que indica grandes expectativas de expansão do consumo desse combustível.
Além disto, a combustão do GNV com excesso de