O Papel do Publicit rio na Sociedade
Por outro lado pode estimular as pessoas ao consumismo desenfreado, porem mais do que vender, o publicitário tem o compromisso de levar uma mensagem ética e correta, capaz de contribuir para a formação de consumidores cocientes e para o desenvolvimento social.
Observa-se um papel primordial de vender mais e dar ganhos ao cliente. Mas é preciso saber que esse consumo pode ser consciente e o desenvolvimento das empresas pode e deve ser sustentável.
O publicitário hoje cria necessidades e mais necessidades, seduzindo o consumidor de modo que se torne quase impossível não ser influenciado pela mídia. Criando-se assim uma publicidade persuasiva, visando um consumo dirigido. A impressão que se tem é que quanto mais infeliz seja a sociedade, mais as agencias lucram, pois assim sempre terão um sonho a despertar nas pessoas e consequentemente continuar em busca da felicidade ou do “produto perfeito”.
Desta maneira cria-se uma mensagem carregada de sugestões, pois a imagem em que são inseridos os produtos cria uma satisfação de necessidades latentes, desta forma fazendo com que o mercado exista. Mas se o consumidor tiver seu anseio atendido no campo da gratificação, o mesmo procura se satisfizer psicologicamente aos campos mais variados da vida.
Sempre há algo mais novo, mais eficiente que até então o consumidor não tinha atentado e assim o consumidor é bombardeado por varias propagandas nos meios de comunicação em massa. O melhor que o publicitário faz é ter equilíbrio e bom senso, mantendo a forma profissional de contribuir com a sociedade.
Portanto o publicitário é como uma joia valiosa para o comercio na sociedade cotidiana e tem uma importância plena, sendo promovendo produtos ou se transferido em normas e comportamentos em pessoas, em sistemas e