sociologia e semic3b3tica da arte
MESTRADO EM COMUNICAÇÃO, ARTE E CULTURA
A “Última Ceia” de Leonardo Da Vinci
TRABALHO DE SOCIOLOGIA E SEMIÓTICA DA ARTE
Professor Doutor Albertino Gonçalves
Helena Maria Fernandes de Barros
Aluna n.º PG 20964
ÍNDICE:
Introdução 4
1. Leonardo Da Vinci: vida e obra 5
1.1. A Última Ceia 8
2. Arte e Publicidade 10
Conclusão 14
Bibliografia 15
Introdução
A publicidade e a arte têm vindo ao longo dos tempos a desenvolver-se e a trilhar caminhos que se cruzam frequentemente. Aliás a linha que separa estas duas áreas apresenta-se bastante ténue, no que toca ao modo como vemos a publicidade e a arte.
Hoje em dia é clara a influência que uma exerce sobre a outra. A publicidade e a arte são áreas da comunicação social que trazem em si a ideia de criatividade e de superação. Provocam, instigam e persuadem. Muitos publicitários apelam para as artes plásticas para vender o seu produto. Além de uma mera inspiração, um esboço, um modelo estético, esses profissionais também trabalham com as imagens das obras que, após a manipulação digital, aparentam perfeitamente fazer parte de uma campanha. Mas será que elas são iguais, semelhantes, será que a publicidade também é arte?
O presente trabalho enquadra-se no âmbito da avaliação adoptada pela unidade curricular de Sociologia e Semiótica da Arte, tendo como objectivo principal explicar como, a partir de uma obra original, se dá origem a um cartaz publicitário, e qual o impacto que vai provocar no consumidor. Neste caso particular trata-se da obra-prima de Leonardo Da Vinci: a última ceia, considerada uma das pinturas mais famosas do mundo. O seu teor procura estabelecer as relações de semelhança entre a arte e a publicidade. Para o efeito, este trabalho encontra-se estruturado da seguinte forma: em primeiro lugar procede-se a uma breve abordagem da vida e obra de Leonardo Da Vinci, seguida da análise da pintura “A Última Ceia”e, por último a ênfase é dada a