O papel do psicopedagogo frente às dificuldades da leitura e escrita
REGIANE ALMEIDA ALVES
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DA LEITURA E ESCRITA
RESUMO
O presente artigo vem fazer uma abordagem sobre o papel do psicopedagogo seu campo de atuação e sua intervenção na escola frente às dificuldades de leitura e escrita dos alunos. Tendo como campo de estudo a aprendizagem em suas diferentes relações. A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem humana. É papel fundamental tornar mais eficaz o atendimento as necessidades individuais, no decorrer do processo. O trabalho psicopedagógico adquiriu caráter preventivo, clínico, terapêutico ou de treinamento, o que amplia sua área de atuação. É importante ressaltar que a Psicopedagogia é uma área que vem para acrescentar, trabalhando em parceria com os diversos profissionais que atuam em sua área de abrangência.
Palavras-chave: Leitura; escrita; psicopedagogia.
INTRODUÇÃO
O artigo apresentado vem fazer uma abordagem sobre a psicopedagogia e seu papel frente às dificuldades da leitura e escrita, Contribuindo com sugestões de intervenção do psicopedagogo para as dificuldades apresentada pelas crianças. O psicopedagogo deve considerar a criança em sua totalidade, compreendendo o processo de aprendizagem, pois a aprendizagem se dá através da construção do conhecimento. Visto que a dificuldade se insere de forma alarmante e persistente, as escolas e professores precisam repensar sua função, para que tais dificuldades sejam reduzidas, surgindo então à ajuda do psicopedagogo para que haja uma intervenção diferenciada para que as crianças que apresentam tais dificuldades possam desenvolver suas habilidades.
O que é Psicopedagogia?
Todos nós aprendemos de forma diferente, uns aprendem mais rápido, outros mais devagar, uns são mais visuais, outros auditivos, por exemplo. Há também diferentes formas de ensinar. Os atos de aprender e ensinar estão tão interligados que não é possível mais separá-los dentro