O papel do psicológo na inclusão de pessoas com deficiência nas empresas
O objetivo deste trabalho é ter uma visão de como as pessoas com deficiências são inseridas nas instituições e empresas, e como os psicólogos trabalham para que esta inclusão ocorra. Tendo isso em mente o projeto tinha como tarefa entrevistar uma psicóloga de uma empresa, para que fosse a mediadora e referência para sabermos como é a rotina da mesma em relação as pessoas com deficiência inseridas na empresa.
Começando a entrevista perguntamos quais eram os aspectos que ela determinava importantes para inserir a pessoa com deficiência ao trabalho. A Psicóloga respondeu que, a importância maior era verificar como o indivíduo foi ensinado a trabalhar, se estava apto a trabalhar, e se a empresa tinha condições para o tipo de deficiência do mesmo, porque não eram todas as deficiências que a empresa conseguiria atender por não ter acessibilidade adequada para a mesma.
Segundo Vygotsky (2001), as funções psicológicas superiores são de origem sociocultural. Emergem dos processos psicológicos elementares, os quais são de origem biológica. Em outras palavras, compreende que a complexa estrutura humana é resultante do processo do desenvolvimento da história individual e social de cada pessoa. Defende o autor que esses processos se originam nas relações entre as pessoas e se desenvolvem ao longo do processo de internalização de formas culturais de comportamento, resultando, portanto, da interação dialética do homem e seu meio sociocultural. Ou seja, o deficiente englobando a aprendizagem de como lidar com o seu problema, pode trabalhá-lo, conseguindo reagir ao que o emprego necessita e exige dele, o histórico biossocial dele é muito importante para que o mesmo consiga realizar o trabalho mesmo diante de sua deficiência.
A diante, o tema abordado foi a respeito das dificuldades que ela encontrava para admitir uma pessoa com deficiência. Ela relata que a dificuldade era interferir no preconceito dos gestores que contratavam os deficientes, além da