O que fazer com tanto lixo ?
Onde vamos parar com tanto lixo?
O lixo corresponde a todo material que não é aproveitável, surge a partir do processo de produção e consumo, essa é uma simples definição do termo, pois possui um significado preocupante para as cidades, principalmente as grandes.
O volume de lixo gerado é absurdamente elevado, os Estados Unidos respondem por 10 bilhões de toneladas ao ano, isso levando em conta somente um país, em nível planetário o problema ganha dimensões ainda maiores.
Há diversas propostas que apontam soluções para a questão do lixo que podem ser resumidas em reduzir o uso de materiais descartáveis, reutilizar objetos que se encontram ainda em condição de uso.
A reciclagem é uma das principais, consiste na transformação de materiais que foram descartados em matéria-prima para indústrias, nesse caso evita-se retirar mais recursos da natureza e também diminui o volume de lixo.
Esse processo pode ser desenvolvido com lixo orgânico (transformado em adubo), além de materiais oriundos de papel, plástico, vidro e alumínio.
O lixo acumulado demora para se decompor na natureza, a garrafa de vidro, por exemplo, demora 400 anos para se decompor no meio ambiente, a garrafa de plástico demora mais de 100 anos, a lata de refrigerante 10 anos, chiclete 5 anos, cigarros cerca de 2 anos, frutas 6 a 12 meses, fósforo 6 meses e papel 3 meses.
Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.1 2 3
A geração de algum Resíduo sólido que não fossem excretas corporais e restos de alimentos foi uma novidade que surgiu na nossa espécie com a sua sedentarizaçao, que começou a praticar a agricultura, e elaborar o seu sistema de comunicação simbólica sob a forma de linguagem, ao mesmo tempo em que criava ferramentas para ajudar o poder e espectro de força de seu corpo, algo que nunca