Resenha Critica
SUMARIO:
Energia elétrica e o uso social
Matriz de oferta da energia elétrica
Distribuição de energia elétrica pelo Brasil
Conclusão
Biografia
Energia elétrica e o uso social
A energia elétrica é a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica, formada na diferença de potencial elétrico entre dois pontos, a energia elétrica nos possibilita de realizar trabalho e executar tarefas que necessitam do uso de eletricidade, nos últimos séculos ela se tornou essencial na vida dos seres humanos.
Os modos de geração de energia elétrica podem ser divididos em dois grupos: as fontes renováveis (água, sol, vento, etc.) e não renováveis (os combustíveis fósseis). No Brasil usamos o modo hidrelétrico, pois o grande número de rios, favorecem esse modo de obter energia em grande escala. Nesse caso, as barragens represam a água, que gira as turbinas ligadas a um eixo gerador.
Outra maneira de se produzir energia elétrica, muito comum em vários países, é por meio das usinas termelétricas, que queimam o combustível, produzem o vapor e, a partir da conexão deste com um gerador, produz a eletricidade.
Após o processo de produção da energia, ela é distribuída através de redes, para os consumidores.
Durante os anos de 2003 e 2004 o Governo Federal lançou as bases de um novo modelo para o Setor Elétrico Brasileiro, sustentado pelas Leis nº 10.847 e 10.848, de 15 de março de 2004; e pelo Decreto nº 5.163, de 30 de julho de 2004. O novo modelo definiu a criação de uma entidade responsável pelo planejamento do setor elétrico a longo prazo (a Empresa de Pesquisa Energética – EPE), uma instituição com a função de avaliar permanentemente a segurança do suprimento de energia elétrica (o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE) e uma instituição para dar continuidade às atividades do MAE (Mercado Atacadista de Energia), relativas à comercialização de energia elétrica no Sistema Interligado (a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica –