a vida adulta jovem
A intimidade não se restringe á somente o comportamento sexual , mas também pessoais e profissionais , podendo assim “ amar e trabalhar” .
A vida adulta compreende o período que gira em torno dos 20 aos 65 anos .Contudo ,não é uma única fase. Ela passa por varias etapas distintas.
As mudanças psicossociais na idade adulta jovens : intimidade e isolamento . Depois da definição da identidade a pessoa tem a mais condições de estabelecer intimidade com o outro.
E as dificuldades são: o medo de perder o próprio eu , e excesso de competitividade.
E dos 28-33 anos , é o momento de reafirmar os compromissos , de se liberar dos afazeres diários para as novas perpectivas de vida; é este o estagio denominado de transição pra a quarta década .
É neste período que se busca a estrutura intelectual e onde acontece a busca do trabalho e estudos superiores, buscam sua vocação , colocando diante de si suas decisões a prova ou alterando seu plano de vida. Tendem-se adaptar ao meio social , dedicação ao trabalho e á família .
E segundo Levinson (in griffa , 2001) por volta dos 18 aos 24 anos, acontece o primeiro estagio que é a saída do lar ,permitindo aos jovens uma maior independência .
Heinz Rempleim (in griffa, 2001) afirma que no sexo masculino a busca do êxito e da ascensão social , há um desejo de impor-se , permeado de atitude otimista.
O adulto jovem deseja recompensas rápidas e externas das suas motivações e busca experimentar e demonstrar muita competência , entre produções próprias dos seus investimentos socioeconômicos e desejos intrínsecos .
O adulto jovem esta dotado dos mais fortes impulsos, que se manifestam tanto pelo impulso como pelo emprego vivo de suas forças e se seu estado de espírito frente a vida alcançou um nível elevado .
O segundo estagio é entre 24-28 anos, onde acontece o ingresso no mundo adulto, é a fase que o jovem permanece mais no mundo do que em casa.
E dos 28