Resenha do livro "Como vejo o Mundo"
Universidade Federal da Fronteira Sul
Curso: Ciência da Computação
Componente Curricular: LPTII
Acadêmico: Sidinei Perondi
Tarefa: Resenha de um livro. (Como vejo o mundo)
Data: 29 de Julho de 2013
COMO VEJO O MUNDO
O livro “Mein Weltbild” ou “Como vejo o mundo”, segundo tradução para o português, foi escrito pelo Físico Albert Einstein no decorrer de alguns anos, tem 90 páginas e foi publicado 2 anos antes de sua morte, em 1953, por Europa Verlag, Zurich. Os direitos do livro para a língua portuguesa foram comprados pela editora Nova Fronteira do Rio de Janeiro e foi publicado em 1981.
Mein Weltbild, conta de uma forma estruturada a visão de Einstein sobre diversos aspectos sociais e culturais, como a valorização de um homem, a política, a liberdade, a criação das classes, a educação, a relação entre ciência e religião, alguns estudos físicos, o sentido da existência, entre outras questões que são discutidas até nos dias de hoje pelo estado e pelas pessoas em geral, além de algumas “homenagens” para outros cientistas, amigos e filósofos. Albert, em várias citações, deixa claro seu desejo para que todas as pessoas possam ter o que querem, e terem o direito a quererem o que querem, preocupado ele, com a liberdade e possibilidade para que todos tenham uma vida simples e natural, de corpo e espírito, exclusas de qualquer repressão pelo estado, divisão de classes ou qualquer outra forma de impedimento de liberdade.
Einstein descreve a sua análise realista sobre a existência dos homens e suas ações na sociedade, repudia a guerra, o nacionalismo extremo e o heroísmo obrigatório, analisa as mudanças dos pensamentos e da convivência entre os homens conforme o passar dos tempos. Segundo ele, encara com bom humor a relação entre a sociedade, testou de várias formas o homem, o resultado, é sempre inconsistente, por isso não mais firma uma opinião, um hábito ou um julgamento sobre outra pessoa. Sobre o