Introducao TCC OFICIAL 1
Instituto de Ciências Humanas – ICH
Curso de Psicologia
Campus Tatuapé
TEMATICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA
São Paulo – SP
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Instituto de Ciências Humanas – ICH
Curso de Psicologia
Campus Tatuapé
A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA INCLUSÃO DE PROFISSIONAIS COM DEFICÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
Atividade de aprimoramento de pesquisa e iniciação ao Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvida pelos alunos do 7º Semestre do Curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP – Campus Tatuapé, sob orientação da Professora Karin Telles Farath.
Abril
2015
INTRODUÇÃO
Ressaltaremos alguns aspectos fundamentais para o desenvolvimento de uma pesquisa científica em Psicologia, dentre elas: o questionamento e a busca de recursos necessários para responder a um problema de investigação científica; o debate de ideias e junção de pensamentos para a construção de argumentos consistentes e lógicos; o estabelecimento de recortes sobre temas emergentes que suscitam investigação científica em relação ao sujeito contemporâneo, desenvolvendo questionamentos sobre a relevância social ao se elaborar projetos de pesquisa em Psicologia, e participar de uma discussão sobre as preocupações éticas ao se elaborar um projeto de pesquisa.
A palavra “deficiente”, existente há uns trezentos anos, o prefixo “de” tem um sentido inteiramente negativo, “perda do caminho”, “perda da rota”; deportado, “ter sido mandado embora do porto”; desestruturado, “não estruturado”; deficiente, “não eficiente”. O prefixo “de”, nesse caso, tem o sentido de “não”, portanto uma negação da própria essência da pessoa como pessoa, porque ela está sendo avaliada por algo que não é pessoal, que pertence a uma média e que tem a ver com a produção de efeitos. Mas nem sempre foi assim.
Em meados do século XIX começou a desenvolver a responsabilidade publica em voltar seu olhar às pessoas com deficiência, entretanto existia a