O papel do profissional de psicologia na gestão de RH
NA GESTÃO DE RH
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do Psicólogo dentro da organização, visto que o mesmo atua como o instrutor de comunicação de toda empresa, um vetor, uma câmara de eco e o porta voz da alta direção. Se ele tiver fluidez e agilidade, seus esforços terão impacto na produtividade e nos resultados. Para tanto, as políticas de comunicação devem ser claras e as ações condizentes com os discursos.
O psicólogo tem que buscar pessoas talentosas, mas o talento absoluto não existe. O mote é atrair e reter pessoas com competências que atendam às necessidades da empresa, sem cair no estereótipo dos grandes gênios, um falso conceito que pode até deteriorar o ambiente organizacional.
HISTÓRICO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Desde que o nosso velho ancestral Adão resolveu contrariar as recomendações do criador, o trabalho tem sido uma constante na exigência do ser humano. Ao longo de toda a história da humanidade sucedem-se os desdobramento da atividade laboral do ser humano. Quem trabalha para quem, quem é escravo de quem, quem faz guerra para quem, quem é o dominador, quem é o chefe e coisas do gênero mostram que o trabalho vem sendo desempenhado sob múltiplas formas e deferentes tipos e usos. Todavia, é a partir da Revolução Industrial que surge o conceito atual de trabalho. É no decorrer do século XX que o trabalho recebeu a configuração que hoje esta assumindo.
O século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, a sua administração e o seu comportamento. É um século que pode ainda ser definido como o século das burocracias ou o século das fábricas, apesar da mudança que se acelerou nas últimas décadas. E, sem dúvida alguma, as mudanças e transformações que nele aconteceram marcaram indelevelmente a maneira de administrar pessoas. Neste sentido, podemos visualizar ao longo do século XX três eras