Tema: como o psicólogo pode auxiliar o administrador
“NO AMBIENTE DE TRABALHO”
Este trabalho aborda a importância do Psicólogo para o administrador no ambiente organizacional.
Hoje a psicologia organizacional ainda estar voltada ao recrutamento e seleção, aplicações de teste psicológico e a dinâmica em grupo. Entretanto a psicologia deixa de ser uma forma individual e sem conteúdo no ambiente de trabalho, passando a atuar como profissional de recursos humanos (RH) e desenvolver trabalham que supram as necessidades das organizações bem como os seus administradores, tornando- os competitivos no mercado de trabalho, onde o capital humano e a qualidade total são os pontos focais para o sucesso organizacional. Nesse sentido o papel do psicólogo é fundamental para auxiliar ADM, fazendo com que alcança níveis excelentes de qualidades e gestão nas organizações, tais como consultor interno / externo, participando do desenvolvimento das organizações sociais, para facilitar processos de grupo e de intervenção psicossocial nos diferentes níveis hierárquicos de estruturas formais; planeja e desenvolve ações destinadas a aperfeiçoar as relações de trabalho, o sentido de maior produtividade e da realização pessoal dos indivíduos e grupos, intervindo nos conflitos e estimulando a criatividade, para buscar melhor qualidade de vida no trabalho; participa do processo de desligamento de funcionário, colaborando nos processos de demissões e no preparo para aposentadorias, a fim de ajudar a elaboração de novos projetos de vida.
Nesse caso, a psicologia na ADM, vem para aumentar a capacidade de conviver bem com outras pessoas e ter mais aprendizado, percepção, motivação dentro do ambiente de trabalho, fazendo com que os colaboradores alcance suas realizações profissionais e humanas.
Referências Bibliográficas: • AIDAR, Marcelo M. Qualidade humana: as pessoas em primeiro lugar. São Paulo: Matese, 1994. • GIL, Antônio Carlos. Administração de recursos