O papel do planejamento
Prof. Tutor Externo - Antonio Roberto P. Branco
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD0043) – Prática do módulo I
10/12/2010
RESUMO
O planejamento como principal ferramenta administrativa cumprindo um papel essencial e fundamental dentro das organizações. Esta pesquisa é bibliográfica, conceitua os três tipos de planejamento, que são: estratégico, tático e operacional, cada qual desempenhando uma função diferente. Demonstra e exemplifica como o planejamento formal oferece muitas vantagens e que a falta dele pode acarretar muitas conseqüências negativas, até mesmo a mortandade das organizações. Portanto esta pesquisa enfatiza a real importância e a essencialidade do planejamento e seu acompanhamento nas organizações, para que estas obtenham êxito e prosperidade.
Palavras-chave: Planejamento, ferramenta principal, organização.
1 INTRODUÇÃO
Antes as empresas agiam por puro impulso, intuição, iam buscando soluções no desenrolar dos acontecimentos. Hoje com o mercado cada vez mais competitivo, num mundo globalizado com uma concorrência acirrada, é necessário um planejamento formal ? Como e de que forma ele pode ser ?
Esta pesquisa é bibliográfica e tem a finalidade de enfatizar a importância e a essencialidade do planejamento formal, contextualizando seus conceitos e mostrando as conseqüências que a falta dele pode acarretar.
2 CONCEITOS DE PLANEJAMENTO
Planejamento é um dos processos da administração. Segundo Maximiano ( 2000 ) é a principal ferramenta que as pessoas e as organizações utilizam para lidar com as incertezas do futuro. É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Estas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de