O papel do planejamento na rotina escolar
1. Qual a importância política e pedagógica do planejamento de ensino?
O planejamento de ensino é uma prévia do que será realizado em aula, de tudo que será oferecido aos alunos para que estes possam desenvolver-se social, cultural e criticamente. Para tanto, sua importância está intimamente ligada à prática pedagógica uma vez que o professor é o agente responsável pela transmissão dos conteúdos programáticos do currículo escolar, mas este deve ter em mente que o processo de ensino só é possível com a participação do aluno e da comunidade escolar. O processo de ensino hoje tem um forte cunho político, mas não de cunho político partidário e sim, por possibilitar a participação efetiva dos alunos no processo de construção do próprio saber.
2. Explique cada uma das características do planejamento.
Objetivo – Seu papel é de nortear as atividades docentes de maneira segura e consciente dando a sociedade uma resposta à altura de suas expectativas, na preparação do indivíduo para a vida social e econômica.
Conteúdos – os conteúdos seguem bases curriculares nacionais mínimos, mas cabe à escola e aos professores contextualizá-los de acordo com a realidade sócio-cultural, econômica, histórica que a escola e seus alunos fazem parte.
Métodos e formas organizativas – são as diversas formas, meios, materiais e didáticas que o professor irá usar para propiciar ao aluno uma assimilação, o mais clara possível, dos conteúdos. Neste caso o educador tem que usar de bom senso para adequar seus objetivos e métodos a realidade cognitiva de seus alunos.
Avaliação – verificação do nível de aproveitamento do aluno.
3. Quais as funções do planejamento escolar?
O planejamento tem funções bastante claras, dentre as quais podemos destacar:
- racionalização: usar de maneira adequada e coerente os recursos que a escola oferece para despertar no aluno o interesse indispensável para construção do próprio conhecimento, através de práticas