A importância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar
Projeto Político Pedagógico e organização do ensino - Atividade 02
A importância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar e as suas dificuldades
O texto vem apresentar o papel do coordenador pedagógico no cotidiano da escola assim como suas atribuições frente a formação continuada do professor. Destaca ainda sua importância no acompanhamento do planejamento, nas reuniões pedagógicas e na resolução de problemas. Porém no dia-dia da escola muitas são as situações que obrigam o coordenador pedagógico a desempenhar funções que nem sempre lhe são de competência.
Esses problemas que surgem vão desde o atendimento a alunos que se machuca ou estão passando mal até o gerenciamento da escola fazem com que ao final do ano letivo o coordenador pedagógico reflita se sua função frente ao acompanhamento pedagógico realmente foi cumprido.
De acordo com Lima e Santos (2007), a presença do coordenador pedagógico surge nas escolas de São Paulo em 1960 nas escolas experimentais e vocacionais, como apoio ao trabalho pedagógico do professor. Em 1970 essa figura se faz presente nas escolas profissionalizantes. Em 1980 no Projeto noturno, em 1988 no Ciclo Básico e nas escolas Padrão nos anos 1990.
Diante da falta de um perfil profissional definido, o coordenador pedagógico busca traçar e delimitar seu espaço de atuação, tanto como agente de apoio ao docente, como problematizador frente a formação continuada e coo-participante na mediação do processo ensino-aprendizagem.
A gestão escolar pressupõe o envolvimento de todos os que fazem parte, direta ou indiretamente, do processo educacional, no estabelecimento de objetivos, na solução de problemas, na tomada de decisões, na proposição, implementação, monitoramento e avaliação de planos de ação, visando os melhores resultados do processo educacional. Participam dos interesses da Gestão Escolar Democrática os profissionais da educação e a comunidade