A importância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar.
É fato que dentro das instituições escolares, o papel do coordenador pedagógico nem sempre é bem definido. Muitos pensam que esse profissional exerce o cargo de auxiliar de direção para questões burocráticas. Outros já acreditam que cabe a ele resolver todos os problemas disciplinares dos alunos. E o pedagógico? Como fica? E aí que está à denominação do cargo e na maioria das vezes esta sendo esquecido. É essa a palavra que define bem a tarefa do coordenador: fazer com que os professores aperfeiçoem sua prática em sala de aula para que os alunos aprendam sempre, mais e melhor. Para tanto, ele só tem um caminho: realizar a formação continuada dos docentes da escola e sistematizar o plano de ensino.
O coordenador pedagógico deve ser uma agente articuladora do diálogo e deve estar atento à transformação da comunidade escolar e da transformação da prática pedagógica. Dentre todas as dificuldades que surgem perante essa função é importante que compreendamos que o coordenador pedagógico tenha uma interação direta com os professores, diretamente com seu trabalho docente em sala de aula e com o planejamento da escola (Projeto Político Pedagógico).
Compreender a essência do trabalho dos educadores que estão na escola representa um desafio para todos os envolvidos nesse processo, especialmente para o coordenador pedagógico. Sua atuação tenderá a ser mais eficaz se ele tiver clareza conceitual e teórica sobre a função da organização que está inserido. A escola é uma instituição social na qual ocorrem, de forma intencional e sistemática, o ensino e a aprendizagem de múltiplos conhecimentos produzidos ao longo da história. Daí surge possibilidades de desenvolver atitudes mais éticas, humanas e solidárias. Só quando entende profundamente isso, o coordenador consegue se engajar e desempenhar bem seu papel. E para que isso ocorra, vale ressaltar a importância de sua atuação na formação, contínua e em