Desenvolvimento e planejamento econômico: o papel do pac
O papel do PAC
(Programa de Aceleração do Crescimento)
INTRODUÇÃO
O presente artigo procura apresentar o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – como um importante incremento financeiro na economia brasileira, que reconhece a necessidade de aumento dos investimentos públicos em infraestrutura social e urbana.
Na primeira parte mostra-se de forma sucinta a conjuntura econômica brasileira antes da criação do PAC, abordando as baixas taxas de crescimento interno, a adoção da liberdade econômica, a influência da economia global no contexto brasileiro e a privatização de algumas empresas.
Na segunda parte abordamos o tema do Programa de Aceleração do Crescimento, sua criação em 2007, seus objetivos de acelerar o crescimento econômico e financeiro brasileiro e seus resultados no decorrer dos anos da implementação e execução do programa.
Para concluir este artigo mostramos a conjuntura econômica depois da implementação do PAC e sua relação com as empresas brasileiras. Demostrando as alterações realizadas na economia brasileiro e o crescimento do país como um todo, destacamos o crescimento do PIB e a redução da dívida externa.
A conjuntura econômica no Brasil nos anos de 1990 - 2002
Com o início da década de 90 ficou evidente no Brasil uma série de problemas que se colocaram como um verdadeiro entrave para o desenvolvimento da economia nacional, entre eles destaca-se a hiperinflação e o atraso tecnológico da estrutura da economia nacional.
Na tentativa de solucionar estes problemas, a política do governo se direcionou de acordo com contexto internacional do momento, o qual estava baseado na liberdade econômica e diminuição da participação do Estado na economia. Com a abertura econômica e financeira, o governo tinha como objetivo a modernização da indústria nacional e de seus processos produtivos, na medida em que a concorrência com indústrias estrangeiras exigiria uma maior competitividade das