O papel do paradigma no desenvolvimento de pesquisas científicas
RESUMO
Esse artigo tem por objetivo compreender o conceito e as aplicações de paradigma nas pesquisas científicas, e assim, depreender seu papel no desenvolvimento da ciência. Para isso, baseou-se nas idéias de Thomas Kuhn, que define paradigmas como uma teoria modelo. Essa teoria deve ser a melhor na atualidade, mesmo que não explique todas as coisas. Os paradigmas levam o cientista a pesquisar partes da natureza havendo a possibilidade de descobrir coisas fundamentais para a ciência estudada. O paradigma é fundamental no desenvolvimento da ciência, pois ele possibilita descobertas.
Palavras-chave: Paradigma; Thomas Kuhn; desenvolvimento da ciência.
Introdução
Segundo Thomas Kuhn paradigma é pode ser considerado um modelo ou padrão de ciência aceito. O paradigma serve de referência para toda uma ciência em um determinado período. Esse modelo pode ser substituído a partir do momento em que sua confiabilidade não é mais sólida para a ciência da época. Então esse paradigma dá lugar a outro com maior credibilidade científica. Também é possível que dois paradigmas convivam em um mesmo período, em disputa ou em equilíbrio.
Um modelo, para ser candidato a paradigma, deve possuir em sua teoria todos os fatos pertinentes ao desenvolvimento da ciência em questão. Um novo paradigma implica em uma definição mais atual e mais rígida no campo de estudos abordado.
A ciência normal é definida por Kuhn como pesquisa baseada em uma ou mais realizações científicas passadas reconhecidas pela comunidade científica por um determinado tempo. Essas pesquisas devem ser desenvolvidas sob a diretriz de um determinado paradigma; ainda segundo Kuhn, essa ciência consiste na atualização através da ampliação de conceitos sobre aquilo que os paradigmas apresentam como relevantes.
O Paradigma e o Desenvolvimento da Ciência
Os paradigmas têm papel importante no desenvolvimento científico. Segundo Kuhn, o