Etica e responsabilidade social nas organizações
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referências
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GESTÃO ORGANIZACIONAL
SALVADOR
2011
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 03
2.DESENVOLVIMENTO 04/05
A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA
3.CONCLUSÃO 06
4.REFERÊNCIAS 07
Podemos ligar o sucesso ou fracasso de uma organização ao seu comportamento ético?
Na atualidade, ética não é mais uma opção. Na gestão organizacional é uma questão de sobrevivência.Com a velocidade que se processam as transformações, há necessidade de valores internalizados para que haja alinhamento no momento das decisões, que exigem rapidez. Hoje não se pode avaliar uma empresa com os padrões tangíveis de ontem, pois referenciais intangíveis, como marca, imagem, prestígio e confiabilidade, decidem a preferência e garantem a continuidade.
As empresas precisam se mobilizar para que a sua gestão seja voltada para a questão da responsabilidade social e estruturarem projetos voltados para uma gestão socialmente responsável, investindo na relação ética, transparência e de qualidade com todos os seus públicos de relacionamento, clientes internos e externos.
03
A responsabilidade social da empresa está intimamente ligada à visão de ética que seus gestores têm.
Na verdade, a ética, que entendemos como a maneira de pôr em prática nossa hierarquia de valores morais, e o exercício da responsabilidade social da empresa anda de mãos dadas. E esta é uma visão bastante complexa diante dos mais variados tipos de pressão às quais os administradores são submetidos diariamente nas suas tarefa.
É a filosofia do “mais ou menos”, que vem se manifestando em todos os aspectos da vida nacional. A clareza, a distinção nítida entre o certo e o errado, que infelizmente não se ensina mais nas escolas e nas famílias e que se pratica cada vez menos na atividade profissional,