Personalização grub2 linux
Bom pessoal, percebi que muitas pessoas ainda possuem dificuldades em configurar o Grub 2 e deixá-lo personalizado. Muitos alteram o arquivo /boot/grub/grub.cfg, o que não é recomendável. Por isso fiz um tutorial mais didático de como personalizá-lo, renomeando as entradas dos kernels, conforme suas necessidades e para que o sistema operacional escolhido fique no topo da tela no boot.
Então vamos lá!
1. Rode o arquivo update-grub para atualizar todos os kernels disponíveis:
$ sudo update-grub
2. Copie as entradas que aparecem no arquivo grub.cfg:
$ sudo gedit /boot/grub/grub.cfg
Copie todas as linhas que comecem com "menuentry" até o "}" (colchetes).
Obs.: Recomendo criar um novo arquivo no editor gedit para facilitar o Ctrl+C e o Ctrl+V em Aplicativos > Acessórios > Editor de texto gedit. Caso queira a entrada "memtest86+", copie-a também.
3. Cole esses dados no arquivo "40_custom" na pasta grub.d e salve como no exemplo abaixo:
$ sudo gedit /etc/grub.d/40_custom • A ordem do boot será determinada pela ordem que você colar as entradas. • Você poderá renomear as entradas que estejam em rosa, devendo permanecer as aspas.
Exemplo:
[pic]
4. Agora para que apareça no boot somente o arquivo personalizado, execute o comando que remove o bit executável dos arquivos "10_linux", "20_memtest86+" e "30_os-prober".
$ sudo chmod -x /etc/grub.d/10_linux /etc/grub.d/20_memtest86+ /etc/grub.d/30_os-prober
Atenção! O arquivo grub.cfg não será atualizado com a adição de um novo kernel. Para adicioná-lo será necessário executar novamente o comando "sudo update-grub" para atualizar os kernels disponíveis e repetir todos os procedimentos.
5. Atualize o arquivo grub.cfg:
$ sudo update-grub
6. Reinicie o sistema e verifique o resultado!
____________________
*** Cyn'z® ***
Referência: