O papel do orientador frente as dificuldades de aprendizagem do aluno
Na instituição escolar, o orientador educacional trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal, em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.
O orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares. Ele contribui para o desenvolvimento pessoal do aluno; ajuda a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica, trabalha em parceria com o professor para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles; ouve, dialoga e dá orientações.
Portanto cabe ao orientador educacional buscar informações no trabalho do professor no dia-a-dia com a turma, onde tudo acontece e partir daí, fornecer a ele subsídios para sanar problemas, melhorar o ambiente para propiciar oportunidades favoráveis à aprendizagem. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os no desenvolvimento global e facilitando o processo, desta forma o trabalho em parceria com os professores ajuda na compreensão de comportamentos dos estudantes, agindo de maneira adequada em relação a eles. O seu papel em relação à escola é o de organizar o trabalho para que seja colocada em prática a proposta pedagógica, tem como função orientar, ouvir e dialogar com os pais e comunidade. Discutir durante reuniões diversas com os professores, equipe de apoio, os familiares e direção assuntos referentes ao bom andamento da aprendizagem.
Desse modo o orientador educacional deverá valer-se de diferentes instrumentos para sua organização principalmente de fichas, questionários entrevistas , e outras que lhe garante o levantamento das informações necessárias ao seu