Pedagogia
NEAD – Núcleo de Ensino a Distância
LOSANGELA BELERS
PED 8431
PROJETO DE ESTÁGIO IV
GESTÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR
GUARAMIRIM
2012
1 EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Conforme VOIVODIC (2004), há autores que entendem a respeito deste estudo, o seguinte: inclusão seria colocar, na classe regulalunos com necessidades educacionais especiais, independente do grau d dificuldade. Outro grupo entende que a inclusão apenas parece ser empregada par renovar a integração, pressupondo que o aluno, com necessidades educacionais, deva se encaixar, ou seja, deva se adaptar às condições da classe e da escola
Existem muitas adaptações a serem feitas para favorecer as crianças com deficiência física, com relação à acessibilidade, a realidade é que muitas escolas brasileiras infelizmente apresentam obstáculos a inclusão, são muitas barreiras encontradas dificultando o acesso e permanência destas crianças no espaço escolar.
O papel do professor também é fundamental. Ele deve ser capaz de identificar as necessidades da sala de aula e as peculiaridades de cada um do grupo. Esta é uma dificuldade real daqueles que trabalham com a inclusão, pois é um cuidado que se deve ter ao valorizar as diferenças como singularidade.
O professor precisa ter conhecimento bem construído em sua área de atuação, além de se manter em permanente atualização, buscar informações e aprender a selecioná-las são novas habilidades que o professor não pode deixar de desenvolver, assim como aperfeiçoar o conhecimento especifico, conhecer teorias pedagógicas e técnicas didáticas bastante variadas é fundamental.
Mas atualmente é necessário ter mais do que isto, é preciso estar disposto a entrar em contato com o conhecimento em geral, com o que está acontecendo dentro e fora do meio, pressupondo uma atitude diferenciada.
Todos sabem que a inclusão embora garantida por lei, não se concretiza por si só. Para se tornar uma prática