O papel do gerente na sociedade contemporânea
As organizações procuram determinar seus resultados baseados nos índices de satisfação dos clientes, través destes resultados também é avaliado o desempenho do sistema de gestão da organização.
O gerente é o responsável pelo andamento deste ciclo de planejamento, desenvolvimento, correções e implantações.
Um sistema de gestão para um gerente administrar não é algo tão simples baseado somente no “eu mando, vocês obedecem”, o papel do gerente nos dias de hoje é o de um profissional dinamicamente preparado para orientar, educar, organizar, delegar, supervisionar, ou seja, o gerente hoje precisa estar preparado para assumir uma gama de responsabilidades e atribuições, levando em conta os objetivos da organização a qual representa.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
Burns & Stalker -1971- observam que não existe uma única forma adequada para administrar, e que esta vai depender de diversos elementos organizacionais. Os gerentes assumiram a responsabilidade de serem um profissional completo, aquele que dirige a empresa, mas que o faz sendo um líder, buscando a relação interpessoal dos subordinados.
Treinar, motivar, administrar, são tarefas desempenhadas pelos gerentes, mas tais funções não são divulgadas e esperadas pelas organizações recentemente, houve uma quebra de paradigmas com o passar dos anos e com isso chegaram as mudanças, e com elas o novo gerente, aquele que tem a responsabilidade de desenvolver pessoas, motivar, tomar decisões, repassar informações, delegar responsabilidades e intermediar conflitos.
Para nós não deveria ser novidade esta visão de um profissional completo, colocando em prática diversificadas tarefas e dando prioridade ao relacionamento interpessoal, já que em 1567, Maquiavel trata deste assunto abrangendo as competências e habilidades necessárias a quem exerce a função de administrador, no livro O Príncipe.
Competências e habilidades demandadas do gerente
Para tais funções o gerente necessita