Situação das Mulheres em empresas Contemporâneas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A Revolução Industrial, que teve início no século XVIII, e a I e II Guerras Mundiais, além de transformarem a economia mundial, trouxeram uma revolução social devido a mudanças na sociedade e que podem ser sentidas no mercado de trabalho até hoje.
Uma dessas mudanças foi a inserção da mão-de-obra feminina no mundo fabril, que era incorporada junta à masculina, passando a disputarem os cargos. Devido à crise e a mão-de-obra feminina ser muito mais barata e também a maioria dos homens estarem indo as Guerras, o trabalho masculino foi sendo substituído pelo das mulheres, que começaram a ter dupla jornada de trabalho, pois ainda tinham que cuidar de seus filhos e casas. Diante dessa dificuldade, as mulheres começaram a reivindicar seus direitos trabalhistas e igualdade na jornada de trabalho.
Por conseguinte, a inserção da mulher no mercado de trabalho continuou, tendo 1970 a década em que elas conquistaram um espaço um pouco maior neste mercado, e após três séculos de muitas lutas femininas por seus direitos, já podemos ver mulheres em cargos cada vez mais altos e assumindo mais responsabilidades. Contudo, sabemos que ainda não há total igualdade entre os sexos, seja em relação a cargos ou salários.
Com isso, este projeto pretende analisar o contexto atual da mulher no mercado de trabalho, buscando entender como ocorre a ascensão das mesmas em cargos gerenciais, com o intuito de verificar se ainda existe este preconceito referente ao gênero nas empresas contemporâneas.
1.1 Delimitação do problema
Tendo em vista o tema relacionado com as mulheres no mercado de trabalho, a presente pesquisa tem como problemática responder a seguinte questão: Qual a situação das mulheres em cargos gerenciais nas empresas contemporâneas?
1.2 Objetivo geral
Visando responder a problemática levantada, a presente pesquisa contará com o