TRABALHO FAMILIA E TRABALHO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A família até a metade do século XX tinha característica nuclear e patriarcal, a mulher, mesmo sendo a progenitora da vida, não detinha o poder central da família, mas sim o homem. Porém, ela é uma das grandes responsáveis pela transformação do espaço familiar, devido à conquista de alguns papéis e condições antes apenas masculinos e/ou inexistentes para elas.
A história da humanidade ao longo dos anos vem apresentando a idéia de que a família é uma instituição que evoluiu e se modificou através do tempo e do espaço. Durante o estudo, percebeu-se a existência de diversas formas familiares, mesmo evoluindo, ela não perdeu a importância e a necessidade para manutenção da estrutura social e do equilíbrio da humanidade.
O equilíbrio entre o trabalho e as responsabilidades familiares constitui um grande desafio. Trabalho e família são duas esferas aparentemente regidas por lógicas diferentes – uma pública e outra privada – mas que, no entanto, se afetam mutuamente.
As pessoas precisam trabalhar e gerar renda para satisfazer suas necessidades econômicas (pessoais e de suas famílias) e, ao mesmo tempo, cuidar da família e desempenhar tarefas domésticas não remuneradas em seus lares. O uso do tempo, um bem escasso, torna tensa a relação entre essas esferas. Essa tensão afeta particularmente as mulheres, já que a responsabilidade de cuidar da família geralmente recai sobre elas. Essa realidade está na base da situação de desvantagem que elas enfrentam no mercado de trabalho e tem efeitos importantes na pobreza e na igualdade de gênero.
2 DESENVOLVIMENTO
As sociedades em geral, organizaram-se em torno da instituição família, ela é freqüentemente entendida como a unidade fundamental da sociedade. Para a maioria das pessoas está associada a coisas boas, tais como, amor, afeto, segurança, conforto e proteção. A