TRABALHO FAMILIA
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA:
AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA
2014
FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA:
AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Fundamentos, Sociologia, Ciências Políticas e Filosofia.
Professores:.
2014
Família
As questões relacionadas à família foram, com o decorrer do tempo, ganhando mais espaço nos debates interdisciplinares. Esta foi reconhecida como um espaço de proteção, formação, solidariedade e, sobretudo, democracia, uma vez que ela pode ser considerada como um grupo para o exercício das relações democráticas que, posteriormente, serão vivenciadas na esfera pública. Pois, como afirma Carvalho (2005, p.93),
[...] a família é o primeiro sujeito que referencia e totaliza a proteção e a socialização dos indivíduos. Independente das múltiplas formas e desenhos que a família contemporânea apresente, ela se constitui num canal de iniciação e aprendizado dos afetos e das relações sociais.
O campo de reflexão sobre a instituição família é vasto, com contribuições de diversas disciplinas. Consideremos algumas conceituações, de acordo com algumas áreas do saber.
A literatura marxista deu pouco destaque para o tema da família, se atendo apenas à função do trabalho doméstico na reprodução social. Sob esta perspectiva, a família seria um grupo social no qual ocorreria a reprodução da força de trabalho, onde a mulher se incumbiria de produzir valores de uso na esfera privada, e o valor de troca seria de responsabilidade masculina, na esfera do mercado de trabalho.
No campo da sociologia, a Escola de Frankfurt além de reconhecer na família um espaço de socialização e formação da personalidade de seus membros,