O papel do dinheiro no tempo
Visando à realidade econômica mundial, as empresas cada vez mais buscam por formas estratégicas e corretas de investir seu dinheiro, para que tenham um excelente retorno financeiro. “Em qualquer país que estejamos, seja ele um país de economia bem desenvolvida ou não, tenha ele uma moeda forte ou fraca, operações são realizadas com a utilização de dinheiro (moeda), com o proposito de auferir lucro.” (CASTANHEIRA; MACEDO, 2010, p. 14).
Para isso é fundamental que seus colaboradores, estejam cada vez mais preparados e entendidos sobre a matemática financeira, a fim de conseguir guiar a empresa no ambiente econômico, ocasionando assim o sucesso financeiro da empresa perante sua concorrência.
Justificativa:
Demonstrar a importância dos padrões da Matemática Financeira que visa estudar o valor do dinheiro no tempo, nas aplicações de dinheiro e nos pagamentos de empréstimos. Dominar os conceitos da Matemática Financeira é uma forma inteligente e estratégica de investimento, pois o dinheiro é uma peça fundamental num mundo dominado pelo capital. Sabendo-se da grande importância dada ao mercado financeiro pelas empresas, é cada vez mais importante e fundamental que os profissionais estejam capacitados, para que suas empresas tenham um diferencial no ambiente econômico e no mercado competitivo.
Desenvolvimento
Os conceitos de juros simples e composto são universais e dizem respeito ao processo de formação dos juros. No calculo de juros simples, a taxa de juros incide sobre o capital ou soma inicial, e somente sobre este valor. Diferencia-se brutalmente dos juros compostos, em que a taxa estipulada de juros incide sobre o capital inicial e também sobre os juros e dividendos que vão se acumulando periodicamente.
Em resumo, os juros simples em longo prazo, não há reingresso desses valores no capital inicial, quando então seria reaplicada a taxa de juros que estão por vencer.
Nos juros compostos, ao contrário, todo valor apurado a titulo de juros,