Matematica financeira
Matemática financeira
Professor:julio
Aluna: Carla Leite
OPERAÇÕES COMERCIAIS E SURGIMENTO DA MOEDA
As primeiras manifestações de comércio foram por meio do escambo que nada mais era que a troca direta de mercadorias, sem equivalência de valor. Nessa troca, algumas mercadorias passaram a ser mais procuradas que outras, assumindo a função de moeda-mercadoria (sal, gado, pau-brasil, açúcar, cacau, tabaco e pano). O sal deu origem à palavra salário.
A permuta de algumas mercadorias encontrava sérias dificuldades como a distância, ao estado perecível as estradas, o perigo de assaltos etc.
Quando o homem descobriu o metal, passou a utilizá-lo na confecção de utensílios, que adotou como o principal padrão de valor monetário dando origem ao que chamaríamos de moeda.
As moedas apresentaram alguns formatos como chave e faca.
Posteriormente, passaram a ser cunhadas a martelo, em metais como ouro, prata e cobre, ressaltando atributos de beleza e expressão cultural da época em que surgiram.
Pela necessidade de guardar as moedas com segurança, os negociantes, que já possuíam cofres e guardas, aceitaram cuidar do dinheiro de seus clientes, fornecendo recibos escritos pelas quantias guardadas. Esses recibos deram origem à moeda-papel, e a guarda de valores fez surgir as primeiras instituições bancárias.
Os primeiros bancos oficiais foram criados na Inglaterra.
A palavra "banco" é originária da peça de madeira que os comerciantes de valores italianos e londrinos usavam para operar seus negócios no mercado público.
As diferentes moedas surgiram da necessidade do homem em adequar o instrumento monetário à realidade econômica. O uso de cheques, pelo qual se determina o pagamento de certa quantia ao seu portador ou à pessoa nele citada, é uma necessidade atual. (que perde vez, atualmente, para o cartão de débito e crédito).
A moeda papel, representativa, eliminou as dificuldades enfrentadas