Homeostase
Existem mecanismos no organismo de retroalimentação que controlam essa condição de equilíbrio. Por exemplo: feedback negativo e feedback positivo.
Portanto não é um equilíbrio estático, é dinâmico.
Exemplos de homeostase no organismo humano:
=> Regulação térmica: Os músculos esqueléticos tremem para produzir calor quando a temperatura corporal é muito baixa. O suor arrefece o corpo por evaporação.
=> Regulação química: O pâncreas produz insulina e glucagon para regular a concentração de açúcar no sangue. Os pulmões absorvem oxigênio e excretam dióxido de carbono. Os rins excretam ureia e regulam as concentrações de água e duma grande variedade de ions.
2- É muito difícil explicar em poucas palavras. Mas é mais ou menos isso:
O potencial de membrana (ou potencial transmembrana ou diferença de potencial transmembrana ou gradiente de potencial transmembrana) é a diferença de voltagem elétrica através da membrana plasmática de uma célula. A membrana plasmática envolve a célula proporcionando um meio ambiente estável para os processos biológicos. Os pontenciais de membrana são causados pela ação dos transportadores de íons embebidos na membrana, que mantêm concentrações iônicas viáveis dentro da célula. O termo "potencial de membrana" é às vezes usado de forma similar a potencial de célula, mas na verdade é aplicável a qualquer bicamada lipídica ou membrana.
O potencial de membrana da maioria das células permanece relativamente estável. Diferente da maioria das células, os neurônios são especializados para usar mudanças no potencial de membrana para comunicação rápida, principalmente com outros neurônios. Quando um neurônio "dispara", o potencial de ação viaja ao longo do axônio até as sinapses: a magnitude do potencial de membrana axonal varia dinamicamente ao longo de seu comprimento. Atingindo uma sinapse química, um neurotransmisssor é liberado causando uma mudança localizada no potencial