História do dinheiro
Aluno: Renato Nogueira Ferraz e Oliveira
Professor: Gilson Dias
Turma: 7º ano
Colégio GGE
INTRODUÇÃO
De onde surgiu esse recurso tão necessário atualmente na vida humana? Porque e para o que ele existe? Essas e outras dúvidas tentarei esclarecer aqui nesse trabalho.
PESQUISA
O dinheiro não foi inventado de uma forma direta, onde simplesmente disseram “Vou criar o dinheiro e vou ser famoso”, não foi assim! O dinheiro foi criado em uma longa evolução, que eu irei tentar citar em detalhes nesse trabalho, começando pelo escambo.
Escambo:
O escambo se tratava da “troca equivalente” onde as pessoas trocavam as coisas que cada um necessitasse um exemplo, se uma pessoa precisasse de peixe, ela poderia vim a trocar por algo que a outra pessoa também precisava, fazendo assim que os dois lados saíssem ganhando na troca, atualmente ainda acontece isso também, um exemplo são nada mais nada menos que... Doces! Digamos que você comprou uma pastilha de morango, mais preferia uma de uva, então você encontra uma pessoa na situação contrária a sua, então você poderá trocar com essa pessoa a pastilha! Porém, o escambo tinha sim suas diferenças de “preço” podemos dizer e esse preço pode mudar de acordo com a época, por exemplo, se o material estivesse mais escasso na época o valor dele seria maior, e se estivesse abundante então seria menor. Com o tempo o escambo foi ficando insuficiente pelo simples motivo que não tinham uma forma exata de pagamento dificultando a troca.
Metal:
O metal com o passar do tempo foi descoberto pelo homem, que logo mais o utilizou como mercadoria, de início foi o metal puro, logo depois se evoluiu para barras e depois em formato de objetos, como anéis, braceletes entre outros. Com o tempo ele começou a ter seu valor estabelecido através do peso e do grau de pureza, o que facilitou e acelerou as