A história do dinheiro
O dinheiro é o meio formal utilizados na troca ou compra de bens, serviços. Tem seu controle feito pelos governos de seus países. A origem de seu nome remete ã moeda portuguesa de mesmo nome “dinheiro”, utilizada a partir do século XII até meados do Século XV.
A história da civilização nos conta que desde o homem primitivo, a partir do desenvolvimento de sua inteligencia, transações eram executadas para satisfazer a necessidade de um maior conforto seja ele individual ou do grupo.
O aperfeiçoamento deste sistema de troca direta durou séculos e foi a origem da palavra “salário”, o pagamento feito através de certa quantidade de sal; "pecúnia", do latim "pecus", que significa rebanho (gado) ou "peculium", relativo ao gado miúdo.
As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. Metais nobres como ouro e prata eram utilizados para troca ou compra de bens e serviços.
A evolução dos tempos levou a substituição destes materiais por metais menos raros porém de grande durabilidade. Nos dias de hoje moedas são feitas de ligas metálicas e as notas “cédulas” de basicamente de papel.
Com a necessidade de guardar o “dinheiro” com segurança em algum lugar, foi inevitável a criação de bancos que passaram a aceitar a responsabilidade de cuidar do dinheiro de seus clientes e a dar recibos escritos das quantias guardadas. Esses recibos passaram, com o tempo, a servir como meio direto de pagamento por