História do dinheiro
Brasília - DF
2009
INTRODUÇÃO
Hoje o dinheiro é indispensável para que nós possamos nos alimentar, se vestir, morar debaixo de um teto, e de ter direito a alguns privilégios. Porem como você já deve saber, isso nem sempre foi assim.
Isso porque, a muito tempo atrás, tudo era feita na forma de escambo, ou seja, pela troca de mercadoria. Então, com a queda do feudalismo e o início do mercantilismo, o dinheiro passou a fazer parte da vida de toda a sociedade, tanto que hoje, não vivemos sem ele. No Brasil, o dinheiro surgiu quando ainda éramos colônia de Portugal, pois ele foi trazido para cá pelos nossos colonizadores, alem disso, as moedas de prata, ouro, bronze eram calculadas em reis.
Com o passar dos tempos o dinheiro brasileiro passou por varias mudanças e começou pelo Cruzado, São Vicente, Tostão, Vintém, Cruzeiro, dentre outros, até chegar no Real, a atual moeda brasileira.
Atualmente cada país tem o seu tipo de moeda e cédula.No Brasil é o real, Na Europa o euro, na Espanha o peso, nos Estados Unidos o dólar, entre outra.Além dessas duas formas de pagamento ainda há o cheque e o cartão de crédito que visam praticidade e facilidade para todos, pois, já pensou se a troca de mercadoria ainda existisse? O que seria do mundo?
CARTÕES DE CRÉDITO
O cartão de crédito surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos. Inicialmente, os cartões de créditos eram dados somente aos clientes mais fiéis em que o dono do estabelecimento acreditava em que eles pagavam as suas compras em dia. Mas foi na década de 1950, quando Frank MacNamara estava com executivos financeiros em um restaurante na cidade de Nova York e percebeu que tinha esquecido seu dinheiro e seu talão de cheques para pagar a conta, que teve a idéia de criar um cartão em que contivesse o nome do dono, e que após um tempo, o dono do cartão pudesse pagar a conta.
Então,