evolucao da moeda
O que moeda?
A moeda tem sido diferentes coisas em épocas distintas; no entanto, sempre foi importante para as pessoas e para economia.
Para compreendermos os efeitos da moeda na economia, precisamos entender exactamente o que e a moeda. Neste capítulo desenvolvemos definições precisas explorando as funções da moeda, observando por que e como ela promove a eficiência económica, investigando como suas formas evoluíram com o tempo e examinando como a moeda é medida actualmente.
O significado da moeda
Os economistas definem a moeda (também chamada de oferta da moeda) como qualquer coisa que seja geralmente aceite em pagamento por bens ou serviços ou pagamento no final de dívidas. O dinheiro, constituído de moedas e notas, de dólares, claramente se encaixa nesta definição e em um tipo de moeda.
Definir moeda meramente como dinheiro é muito limitado para os economistas. Uma vez que os cheques também são aceitos como pagamentos para compras, depósitos em contas correntes são considerados moeda também. Frequentemente uma definição ainda mais ampla de moeda é necessário porque outros intes, como depósitos de poupanças, podem funcionar como moeda se puderem ser rápida e facilmente convertidos em dinheiro ou deposito a conta corrente. Como você pode ver, não existe uma definição única e precisa de moeda ou de oferta de moeda, mesmo para os economistas.
As pessoas também usam a palavra moeda para descrever o que os economistas chamam de renda. Renda é um fluxo de rendimento por unidade de tempo. A moeda, ao contrário, é um estoque: é uma certa quantia num determinado ponto no tempo.
Funções da moeda
A moeda tem três funções principais na economia: como meio de pagamento, como unidade de conta e como reserva de valor. Das três funções, sua função como meio de pagamento é o que distingue a moeda de outros activos como acções, bónus e casas.
Meio de pagamento
Em quase todas as transacções de mercado na nossa economia, a moeda na forma de dinheiros ou