o papel do assistente social
O papel do assistente social na educação
O papel do Assistente Social na educação é identificar e atender as demandas provenientes da questão social que decorre o cotidiano do campo educacional.
A Constituição Federal de 1988 delega aos governos municipais o gerenciamento da educação no que diz respeito ao ensino fundamental. A Assistência Social, na iniciativa de garantir a concreta realização deste direito, volta-se para a promoção da inclusão social de famílias dos alunos matriculados na rede educacional, focalizando, sobretudo, a problemática da evasão escolar.
O trabalho do assistente social na educação busca favorecer a relação família, escola e comunidade, ampliando o espaço de participação no processo ensino-aprendizado.
O assistente social em conjunto com outros profissionais, como professores, diretores, coordenadores podem trabalhar questões referentes:
Evasão escolar; direitos sociais; preconceitos; envolvimento com drogas; inclusão social; violência, dentre outras.
O serviço social pode atuar na educação por meio de ações socioeducativas que visem prevenir e enfrentar vulnerabilidades sociais.
O Serviço Social é habilitado para enfrentar o desafio de efetivar a consolidação dos direitos sociais.
A atuação dos familiares, professores, alunos se torna essencial para garantir o acesso á educação e o ensino de qualidade, bem como desenvolver um trabalho que possa lhe dar com as problemáticas de baixo desempenho escolar.
O serviço social pode atuar na educação por meio de ações socioeducativas que visem prevenir e enfrentar vulnerabilidades sociais. O assistente social é um profissional que intervém na realidade social orientado pelo paradigma da cidadania, dos direitos humanos e da participação social.
A politica de educação é composta por níveis e modalidades de ensino, cada um deles possui particularidades: dinâmica dos espaços ocupacionais, legislações, prerrogativa dos entes governamentais,