espanhol
Subsídios para o Ensino Religioso
Novembro/Dezembro de 2008 - Presidente: Carlos Alberto Chiquim - Vice-Presidente: Dr. Sylvio Fausto Gil Filho - Equipe Pedagógica da ASSINTEC: Borres Guilouski, Diná Raquel Daudt da Costa e Emerli Schlögl - Rua Máximo João Kopp 274 - Bloco 4 - CEP: 82.630-000 – Santa Cândida – Curitiba PR - Fone: 0 XX 41 3351 6642 - E-mail: assintecpr@yahoo.com.br
SÍMBOLOS DA VIDA
As diversas culturas, em distintas épocas e lugares, idealizaram símbolos específicos para representar o mistério da vida. A árvore, o sol, a água são alguns elementos usados para esse fim.
Especialmente a árvore, é um arquétipo, universalmente considerada símbolo da relação Terra/Céu, fertilidade, imortalidade, prosperidade e expansão da consciência, entre outros significados. Como símbolo sagrado, desempenha um papel importante nas mitologias. Para diversos povos nativos, existem árvores que podem comunicar aos seres humanos a vitalidade, além de serem importantes elementos hierofânicos, ou seja, elementos privilegiados da manifestação do sagrado.
O sol para os povos nativos e nas antigas civilizações como a Egípcia, além de símbolo da vida é o reflexo da divindade suprema.
A água está presente praticamente em todos os mitos da criação, é símbolo de renascimento e purificação. Trata-se também de um arquétipo que aponta para a memória inconsciente.
A devastação das florestas, o corte irracional das árvores, a poluição das águas constitui-se uma séria ameaça à vida na Terra. A água potável, as árvores, todos sabem, são elementos indispensáveis para o equilíbrio do meio ambiente e garantia de qualidade de vida. Promover a conscientização, preservação das florestas e plantio de árvores deveria ser um item indispensável na pauta das atividades de todas as instâncias da sociedade, entre as quais a educação.
Equipe Pedagógica da ASSINTEC
NESTA EDIÇÃO
SÍMBOLOS DA