universalismo e relativismo cultural
Direito
Alexander Silva Nogueira mat.011766
Universalismo e Relativismo Cultural
Itajubá-MG
2014
Alexander Silva Nogueira mat.011766
Universalismo e Relativismo Cultural
Atividade avaliativa apresentada ao Professor Me. Marcos Antônio de Olivas para obtenção de nota parcial do segundo bimestre na disciplina História do Direito e Direitos Humanos do segundo período do curso de Direito da FEPI – Centro Universitário de Itajubá.
Itajubá-MG
2014
Estudo do caso Zaíra:
O Estado Francês agiu de forma correta ao adotar e promulgar a referida Lei?
Se esse caso ocorresse no Brasil (tendo em vista ser um Estado igualmente democrático e laico), o Estado brasileiro estaria violando algum princípio fundamental ou Direito humano?
Aconteceu no Brasil:
Qual é o posicionamento do grupo sobre a questão acima? Fundamente a sua resposta.
O debate entre Universalismo e Relativismo Cultural se justifica?
O pluralismo cultural impede a construção de uma moral universal?
O Estado Francês agiu de forma correta ao adotar e promulgar a referida Lei? O Estado francês agiu de forma errônea ao adotar e promulgar tal lei. Com embasamento na Democracia, mais precisamente uma de suas vertentes, a Liberdade Religiosa, onde cada indivíduo tem o Direito de decidir, acreditar ou escolher qual religião seguir, o fato de o Estado francês proibir o uso do véu já caracteriza em primeira instância um preconceito enrustido, haja vista que a família mulçumana era minoria e o que estava subjetivamente acontecendo, era a erradicação mulçumana naquela escola. Em outro raciocínio temos a Democracia como uma liberdade de opiniões, contra partida, variadas, ou seja, a variedade tem que estar presente para que a Democracia se faça existente, se não houvesse variedade de ideias, pensamentos, conceitos, etc. Não haveria o “porque” existir democracia, sendo assim, se o objetivo for democratizar as