Contabilidade Ambiental
Faculdade Fleming
Curso de Ciências Contábeis
Lucas Antonio de Oliveira
Ronaldo dos Santos
Simone Silva
Pesquisa sobre:
Contabilidade Ambiental
Volume 2 de 3
Campinas - SP
2014
Lucas Antonio de Oliveira
Ronaldo dos Santos
Simone Silva
Pesquisa sobre:
Contabilidade Ambiental
Trabalho solicitado pela Disciplina de Contabilidade Ambiental, no curso de Ciências Contábeis do Grupo Educacional Uniesp, sob orientação do Profº Me. Rogério Pena Masi.
Campinas - SP
2014
Sumário
Introdução 4
5. Finalidade e destinatário da Contabilidade Ambiental 5
6. A Origem e a Função da ISO 14000 6
6.1. Vantagens da ISO 14000 7
6.2. Série ISO 14000 8
7. Áreas da Contabilidade Ambiental 9
7.1. Momentos da Contabilidade Ambiental 9
8. Empresas que usam a Contabilidade Ambiental e seus segmentos 10
Conclusão 15
Bibliografia: 16
Slides: 17
Introdução
Nos últimos anos vem aumentando a pressão, exercida pela sociedade, sobre as empresas que não respeitam o meio ambiente. Por razão da exigência do mercado, estas empresas estão sendo obrigadas a adotar uma política de controle, preservação e recuperação ambiental a fim de garantir sua existência.
O modelo mais usado pelas entidades para atingir este objetivo foi a inserção de uma gestão ambiental, isto é, método pelo qual elas controlam os impactos de suas atividades produtivas sobre o meio ambiente.
Fazer este gerenciamento ambiental exige colaboração dos diversos departamentos da Companhia. Tem que haver interação entre a administração e produção, garantindo um processo seguro.
A contabilidade é considerada uma poderosa ferramenta para este processo, mas o que se verifica na atual conjuntura das empresas brasileiras é um baixo grau de conhecimento e aplicação da contabilidade ambiental. Esta questão será analisada a partir da elaboração de um panorama da atual situação da contabilidade no gerenciamento ambiental das companhias.