papel do assistente social
O Assistente Social como atuante nas expressões da questão social, é o defensor e ampliador dos direitos humanos e da justiça social das famílas que estão se desistruturando devido a falta de informação em relação aos seus direito. Ele vem mostrar e / ou ampliar o conhecimento sobre estes direito, fazendo com que assim a familia usufrua de coisas que até então era desconhecida por ela.
O embasamento usado pelo Assistente Social para tentar mudar a situação de desigualdade social das famílias, objeto de luta desses profissionais que necessitam de apoio, pode-se dizer que vem das leis – LOAS, ECA e até mesmo a CF, para mudar a situação dessas famílias elaborando assim projetos socias apoiados pelo poder executivo para que juntos possam tranformar a vida de famílias...
Nas últimas décadas as famílias passaram por mudanças significativas. Em função disso, o Serviço Social busca condições teóricas e metodológicas para melhor compreender a complexidade do sistema familiar, portanto, abordar o tema família é sempre algo polêmico, mexe com valores, crenças, mitos, segredos e padrões de comportamento já existentes. É na família onde iniciamos nossa vida em grupo e aprendemos com as primeiras experiências, fundamentais para o desenvolvimento humano.
Os primeiros laços afetivos iniciam-se na relação com os pais, este elo é fundamental para a formação e desenvolvimento de outros laços afetivo na vida do individuo, verificando-se condições de convivência, facilidade de relacionamento, solidariedade, partilha, não só no seio,como também no ambiente de trabalho e nas interações que desenvolvem, percebendo atitudes de entre ajuda, de paciência, de alegria, capacidade de esforço pessoal, dinamismo criativo, de trabalhar em grupo, de saber contar com o positivo de cada um, são vivências constantes numa família.
É na família que aprendemos a perceber o mundo e as