O papel do administrador público
Teorias da Administração I
Nome: Michel Cruz Azevedo
Matrícula: 112 131 101063
Pólo: Belford Roxo
Resposta:
O papel do Administrador Público
Atualmente passamos por um momento de crise na política brasileira, em que assistimos aos noticiários e por vezes ficamos estarrecidos com tamanha corrupção que tem acometido a Administração Pública brasileira, dessa forma nos perguntamos, o que está acontecendo ou o que faremos para mudar este quadro. Acreditamos que é dentro deste contexto específico que se insere o papel do administrador público, que investido de uma formação teórica e ética sólida, será capaz de moralizar ou, se não, pelos menos contribuir para uma ação prática que melhore a gestão pública brasileira.
Não é tarefa fácil ou não será alcançar a moralização ou contribuir para mudanças efetivas nas organizações públicas, como apontadas acima, caso o administrador público não tenha características inerentes ao bom trabalho dentro das instituições públicas, como o domínio de métodos adequados, que do ponto de vista ciententífico se constiruiria em algo fundamental, pois tomadas de decisões seriam feitas de forma mais certas e racionais, tendo muito mais eficácia e precisão acarretando o alcance dos objetivos. Aliado a esse, outor princípio fundamental é a capacidade interpessoal, que provém da Arte, para tocar o coração e a mente de seus liderados, que aqui para nós pode ser entendida como a maneira de se trabalhar com pessoas e administrar conflitos, que surgem o tempo todo no decorrer do processo. De posse desses dois elementos, o administrador público será eficiente, pois conseguirá fazer as coisas direito, isto é, produtivamente não desperdiçando energia e também de forma eficaz, alcançando os resultados que se espera.
É fato que não podemos esgotar como elementos principais os mencionados até aqui, pois seria reduzir bastante a análise dos elementos necessários para a prática do administrador público, sendo